sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conselho Federal de Fonoaudiologia regulamenta Fonoaudiologia Educacional


A Fonoaudiologia Educacional já tem regulamentação oficializada.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia aprovou a Resolução CFFa nº 387 no dia 18 de setembro durante sua 114º Sessão Plenária Ordinária. O documento dispõe sobre as atribuições e competências do especialista na área. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira, 14/10, na seção 1, página 106.

A resolução fala da função do fonoaudiólogo educacional como pessoa atenta a condições ambientais e humanas que favoreçam a relação pedagógica de ensino-aprendizagem na escola. Em seu Artigo 2º, diz que ele está apto a participar do planejamento educacional, elaborar e executar projetos e programas para o desenvolvimento de alunos e professores em suas atividades escolares.
A resolução também traz no Artigo 4º a proibição de o fonoaudiólogo “realizar atendimento clínico/terapêutico dentro de instituições educacionais, exceto em casos salvaguardados por determinações contidas nas Políticas da Educação Especial vigentes”. O Artigo 5º determina que todas as disposições da resolução também se aplicam aos fonoaudiólogos que atuam na educação mesmo que não possuam título de especialização.

 Resolução na íntegra: Clique aqui

Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia

2 comentários:

  1. Flávia,
    Parabéns pela sua dedicação, e sempre atualizado blog!
    Eu sempre me atualizo lendo-o!
    Também fiz um blog, não tenho muito tempo, nem prática! Seu blog é 10!!!
    Sou de São José, região da grande Florianópolis SC e já votei no seu blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ingrid, que alegria receber o seu comentário!! Obrigada.
    Sou blogueira desde abril apenas.
    Aos poucos você vai pegando jeito para organizar o seu. Atualize-o quando puder, quando quiser divulgar as novidades. Comigo foi assim.
    A Fonoaudiologia precisa de espaços de informação. Eu vi na criação do blog essa oportunidade, de mostrar meu trabalho e falar sobre os demais assuntos ligados à área.
    Hoje espontaneamente as pessoas me enviam notícias, por exemplo, e fico muito feliz, pois entenderam o objetivo do Cordas Virtuais - O Blog que nos interliga à Fonoaudiologia.
    Interligue-se sempre. Vamos mantendo contato. Obrigada pelo voto e se possível divulgue entre os amigos, poderemos ser TOPBLOG 1 :)
    Beijo, forte abraço

    Flávia

    ResponderExcluir