terça-feira, 25 de outubro de 2011

CREFONO 4 realiza II Encontro de Atenção à Gagueira em Pernambuco


Atenção leitores do Blog Cordas Virtuais, este evento será realizado nesta quarta-feira (26 de outubro), na Unicap. O tema central do IV Encontro será: “Compartilhando Histórias, Mudando Percepções” 

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas que gaguejam a procurarem atendimento especializado, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (CREFONO 4) realiza, nesta quarta-feira (26 de outubro), o II Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira.

O evento será realizado no Anfiteatro do Bloco G4, da Universidade Católica de Pernambuco, a partir das 18h30. O Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. A entrada é gratuita.

O tema central do IV Encontro será “Compartilhando Histórias, Mudando Percepções”. Na ocasião, algumas pessoas que convivem com a gagueira darão depoimentos.

Em seguida, a também fga. Cláudia Rejane, professora do curso de Fonoaudiologia da Funeso, abordará em sua palestra a inserção da Gagueira no cinema, citando como exemplo o premiado filme "Discurso do Rei".

As fonoaudiólogas Tatiana Cavalcanti e Vanessa Silva vão falar sobre os grupos de tratamento para crianças, jovens e adultos que gaguejam. As duas supervisionam, semanalmente, esses dois grupos na Unicap.

PROGRAMAÇÃO

Início: 18h30
* Abertura - Fga. Profª Dra. Nadia Azevedo (Coordenadora da Campanha da Gagueira em Pernambuco)

* Depoimento de três participantes do Grupo de Terapia para Gagueira da Unicap
Gagueira no Cinema - Fga. Profª Ms. Cláudia Rejane (Funeso)
* O desafio de trabalhar em um jornal diário (Maurício Júnior, assessor de comunicação do CREFONO 4, jornalista da Folha de Pernambuco e pessoa que gagueja)
* Depoimento Inscrito de participantes do Grupo de Terapia para Gagueira da Unicap
* Discussão geral sobre gagueira aberta ao público* Encerramento e coffee break


GAGUEIRA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas). Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.
 
DIAG

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998, pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário