sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Campanha da Gagueira 2011



CREFONO 4 inicia Campanha da Gagueira 2011 com ação na praia de Boa Viagem/PE

Ação acontece no Dia Internacional de Atenção à Gagueira, 22 de outubro. Semana contará ainda com Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira e triagem gratuita na Unicap e Funeso 
O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região - PE, PB, AL, SE e BA – (CREFONO 4), em parceria com os departamentos de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), inicia neste sábado (22 de outubro), a Semana da Gagueira com panfletagem e orientação para o público na orla da praia de Boa Viagem, no Recife/PE. Durante toda a semana, várias ações serão realizadas por fonoaudiólogos em diversas cidades pernambucanas.
O pontapé inicial será dado justamente no Dia Internacional de Atenção à Gagueira (Diag), sábado, 22 de outubro. A ação contará com profissionais e estudantes do curso de Fonoaudiologia. A concentração será às 9h, em frente ao Edifício Acaiaca, em Boa Viagem.
Após essa ação, o CREFONO 4 realizará o II Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira. O evento será realizado na próxima quarta-feira (26 de outubro), no Bloco G4, da Unicap, a partir das 18h30. Na ocasião, os presentes poderão acompanhar palestras de fonoaudiólogos que estudam gagueira, além de alguns depoimentos de pessoas que convivem diariamente com esse problema.
Por fim, na sexta (28 de outubro), a Unicap ea Funeso realizará triagens gratuitas para pessoas que gaguejam. O atendimento à população será das 9h às 16h, na Clínica do Bloco G4, 7º Andar, na Unicap e das 8h às 12h, na Funeso. A intenção do Conselho Regional de Fonoaudiologia é conscientizar as pessoas que gaguejam a buscar um tratamento com um fonoaudiólogo especializado. Na triagem, além de informações sobre o assunto, haverá encaminhamento para o tratamento gratuito. "A Unicap desenvolve dois projetos para gagueira. Um voltado apenas para crianças, todos os sábados, das 9h às 11h; e o outro para jovens e adultos, as quartas, das 18h às 20h. Os encontros são semanais e gratuitos", explicou a coordenadora do projeto Profª Drª Nadia Azevedo.
O objetivo do CREFONO 4 é explicar para a sociedade o que é e o que provoca a gagueira. "Queremos reforçar a ideia que de que a gagueira precisa ser entendida e respeitada por todos", finalizou Azevedo.
GAGUEIRA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas). Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.
DIAG
O Dia Internacional de Atenção à Gagueira foi criado em 1998, pela Internacional Fluency Association (IFA) e pela International Stuttering Association (ISA). Desde o início, o Brasil participou das comemorações com diversas ações voltadas para as pessoas que gaguejam, para familiares, para profissionais e para a população em geral por meio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), além do IBF.
SERVIÇO 01
Orientações Dia Internacional de Atenção à Gagueira
Local: Orla de Boa Viagem, Recife/PE - Em frente ao Edifício Acaica
Dia: sábado (22 de outubro)
Horário: 9h às 12h
Coordenadora: Fga. Ana Cristina Montenegro (9946-3331)

SERVIÇO 02
II Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira
Local: Unicap, Auditório do Bloco G4 (por trás a Biblioteca)
Dia: quarta-feira (26 de outubro)
Horário: 18h30 às 20h
Coordenadora: Fga. Nadia Azevedo (8856-1705)

SERVIÇO 03
Triagens Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Local 01: Unicap, Bloco G4, 7º andar, Sala C3
Dia: sexta-feira (28 de outubro)
Horário: 9h às 16h
Contato: 2119-4137
Atendimento gratuito
Coordenadora: Fga. Nadia Azevedo (8856-1705)

Local 02: Clinica Escola de Fonoaudilogia da Funeso (Av. Getúlio Vargas, Bairro Novo, Olinda)
Dia: sexta-feira (28 de outubro)
Horário: 8h às 12h
Contato: 3493-0745
Atendimento gratuito
Coordenadora: Fga. Cláudia Rejane (8527-7993)

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário