sábado, 22 de outubro de 2011

Dia 22 de outubro - Dia Internacional de Atenção à Gagueira





O Dia Internacional de Atenção à Gagueira acontece desde 1998 em diversas partes do mundo e tem como objetivo oferecer informações necessárias para compreensão da gagueira e da importância de ser procurada ajuda especializada quando ela acontece.
A gagueira é pouco compreendida pela maioria das pessoas, geralmente é vista como engraçada, mas pode trazer consequências para a pessoa que gagueja, levando a pessoa a um grande sofrimento e isolamento.

Mas, afinal, o que é a gagueira?

A gagueira é um distúrbio neurofisiológico que afeta a fluência da fala. Na gagueira, o cérebro apresenta dificuldade para sinalizar o término de um som, ou uma sílaba e passar para o próximo. Ela é involuntária e ocorre em situações de fala espontânea.
Os primeiros sintomas da gagueira surgem na infância, por volta dos 2 – 4 anos de idade e vai se agravando com o tempo.   
É importante esclarecer que dos 2 aos 6 anos mais ou menos a criança está em fase de desenvolvimento da linguagem, o que muitas vezes podemos reconhecer como normal, fisiológico, de desenvolvimento.
Na maioria das crianças essa gagueira fisiológica melhora espontaneamente. Mas não há como os pais saberem quais as chances de ocorrer melhora espontânea. Diante disso, é fundamental realizar uma avaliação especializada desde o surgimento dos primeiros sintomas.
Na adolescência pode haver um agravamento, chegando até a fase adulta. Ela é gradual.
Casos de gagueira são tratados pelo Fonoaudiólogo, que trabalhe com a fluência da fala. Este profissional irá avaliar a queixa de gagueira, e então, definirá a conduta adequada para cada caso. Adolescentes e adultos também têm muitos ganhos com a terapia fonoaudiológica especializada nos casos de gagueira.
A gagueira pode gerar muitas reações negativas, vai variar de uma pessoa para outra e depende também da atenção dada e conduta dos pais, diante da alteração na fluência da fala.
Em muitos casos ocorrem: angústia, isolamento, a pessoa desvaloriza a si mesmo, o que pode afetar negativamente sua vida em diversos aspectos: pessoal, social, profissional.
  *Diante desse quadro pode ser necessário um acompanhamento Psicológico.

Deixo aqui algumas orientações aos pais e professores de crianças com gagueira.

Aos pais:

- Não fale pela criança, nem tente adivinhar o que ela está falando, não interrompa o discurso dela. Deixe que ela fale sem seu tempo;
- Pedidos como: “pare”, “fale devagar”, “respire”, não devem ser realizados.
-  É importante o acolhimento, o carinho, paciência, conversar olhos nos olhos, demonstrando interesse no que ela está falando.
- Observe atentamente o que ela quer dizer e não a forma;
- Promova modelos de fala adequados, após sua fala, demonstrando que entendeu.
- Nos momentos em a frequência da gagueira aumenta, proporcione ao seu filho situações onde a fluência pode acontecer como: cantar, contar, fazer teatro de fantoches.
- Procure um Fonoaudiólogo que trabalhe com fluência de fala, para que você tenha orientações específicas para o caso. Cada criança é única e a gagueira se manifesta de várias formas.

Aos professores:

- Caso haja a preocupação para com um aluno da sua sala, procure orientações de um fonoaudiólogo, o serviço de assessoria e consultoria fonoaudiológica pode ser solicitado pela escola ou pais.
- Converse com os pais para saber se já observaram, saiba a opinião deles.
- Oriente para que procurem ajuda especializada de um Fonoaudiólogo.
- Se o aluno rejeita realizar atividades de leitura, evita responder, converse com ele, proponha ajudá-lo, passe confiança pra ele. Observe como ele se comporta nas relações de comunicação com os colegas, demais professores, amigos da mesma escola.
- A leitura junto com outro colega pode ajudá-lo na fluência. Proponha leitura em dupla sempre que possível na sala.
- Ao perguntar, solicite de maneira que proporcione ao aluno que gagueja uma resposta curta.
- Procure saber como ele gostaria de participar das atividades.

OBS: Se a pessoa não apresentava sintomas da gagueira e passou a apresentar na fase adulta, é recomendada uma investigação neurológica imediata, pois pode significar alterações cerebrais importantes.

O que é importante deixar claro para todas as pessoas é que a gagueira é um distúrbio da fala, o tratamento adequado melhora significativamente a vida da pessoa que gagueja.
Não podemos esquecer, que o respeito às diferenças é fundamental para vivermos em comunidade. Todo momento de fala é passível de atropelos, de distorções. Afinal, ninguém é 100% fluente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário