(Marcador de páginas - para imprimir)
A música faz parte da vida de muitas pessoas... no mundo inteiro. Ela nos alegra, diverte, nos traz lembranças, dá ânimo na academia, em atividades físicas ao ar livre e até nos ajuda a “passar o tempo”... no ônibus, trânsito, viagens, enfim.
Pesquisando sobre a saúde auditiva, encontrei alguns números:
Em torno de 20% da população sofre com problemas de zumbido.
No Brasil, esse número fica em torno de 30 milhões de pessoas (Sociedade Brasileira de Otologia).
5% das causas estão relacionadas ao mau uso de aparelhos como o mp3 (Dados da Organização Mundial de Saúde).
Qualquer som em alta intensidade, em diversas circunstâncias da nossa vida podem causar danos aos ouvidos.
Hoje, dia 10 de novembro, é o Dia Nacional da Audição. O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região realiza a Campanha da Saúde Auditiva, com o principal objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre os riscos para a audição, diante da exposição a sons altos. Afinal, expor-se prolongadamente a sons com mais de 85dB é um risco grande para perdas auditivas, muitas vezes, irreversíveis. Mesmo se o indivíduo parar de se expor aos sons altos, uma vez instalada a perda, não há volta.
Sabemos que os aparelhos de Mp3, Mp4 e seus demais similares, nos colocam em risco quando não sabemos utilizá-lo de uma maneira adequada. Os pequenos fones de ouvido desses equipamentos geralmente são introduzidos diretamente no canal auditivo, onde as estruturas da orelha interna ficam totalmente expostas aos sons, sem qualquer proteção. Os fones maiores são mais seguros.
Mas, é preciso ter alguns cuidados e observar como estamos cuidando da saúde dos nossos ouvidos.
Observe o fone do seu equipamento – é pequeno (sendo inserido no conduto auditivo) ou grande (externo)?
Em que volume você o coloca? Se as pessoas ao seu redor ouvem o som que sai dos fones, abaixe mesmo ... é melhor deixá-lo em torno de 2/3 do volume máximo, desde o princípio!
Por quanto tempo você permanece ouvindo música com fones de ouvido? O ideal, é não ultrapassar 1h contínua de música.
Utilizar o fone nos 2 ouvidos, lhe permite manter o volume ideal, mais baixo.
Você apresenta zumbido após exposição em qualquer lugar com som alto, dificuldade para entender o que as pessoas falam ou percebe os sons mais abafados?
Você apresenta zumbido após exposição em qualquer lugar com som alto, dificuldade para entender o que as pessoas falam ou percebe os sons mais abafados?
Qualquer um desses sintomas indica que é preciso procurar um especialista para avaliar a sua audição.
Se você não sente esses sintomas e gosta de ouvir músicas “ao pé do ouvido”, frequenta shows, festas com sons altos, cuide-se desde já e saiba como vai a sua saúde auditiva.
Aproveite a vida, a música, curta os sons... com SAÚDE sempre!
Um abraço,
Flávia Tamarindo - Fonoaudióloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário