quarta-feira, 21 de abril de 2010

Universo da Audição - História da Educação do Surdo no Brasil


Dia 23 de abril: Dia Nacional da Educação do Surdo
A história da educação do surdo data de cerca de 400 anos, não havendo no início uma compreensão sensata daquilo que permeia este universo - da surdez.
Ser surdo designava naquela época o estigma de inferioridade intelectual. O que sabemos certamente é que a ausência da linguagem, influencia profundamente o desenvolvimento do indivíduo.
Felizmente, a pessoa com surdez ou deficiência auditiva pode aprender a se comunicar utilizando a língua de sinais ou a própria língua falada e para isso, há um caminho a ser percorrido.


Vamos ao princípio de tudo...

Os primeiros educadores de surdos surgiram na Europa, no século XVI, criando diferentes metodologias de ensino, as quais se utilizavam da língua auditiva-oral nativa, língua de sinais, datilologia (representação manual do alfabeto) e outros códigos visuais, podendo ou não associar estes diferentes meios de comunicação.
A partir do século XVIII, a língua dos sinais passou a ser bastante difundida, atingindo grande êxito do ponto de vista qualitativo e quantitativo, permitindo que os surdos conquistassem sua cidadania.
Porém, devido aos avanços tecnológicos que facilitavam o aprendizado da fala pelo surdo, o oralismo começou a ganhar força a partir da segunda metade do século XIX, em detrimento da língua de sinais, que acabou sendo proibida. A filosofia oralista baseia-se na crença de que a modalidade oral da língua é a única forma desejável de comunicação para o surdo, e que qualquer forma de "gesticulação" deve ser evitada. Na década de 60, a língua dos sinais tornou a ressurgir associada à forma oral, com o aparecimento de novas correntes, como a Comunicação Total e, mais recentemente, o Bilinguísmo. A Comunicação Total defende a utilização de todos os recursos linguísticos, orais ou visuais, simultaneamente, privilegiando a comunicação, e não apenas a língua. Já o Bilinguismo acredita que o surdo deve adquirir a língua dos sinais como língua materna, com a qual poderá desenvolver-se e comunicar-se com a comunidade de surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua (oral ou escrita).
No Brasil, a educação dos surdos teve início durante o segundo império, com a chegada do educador francês Hernest Huet. Em 1857, foi fundado por Dom Pedro II o Instituto Nacional de "Surdos-Mudos", atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) cuja sede é no  Rio de Janeiro, que inicialmente utilizava a língua dos sinais, mas que em 1911 passou a adotar o oralismo puro. Na década de 70, com a visita de Ivete Vasconcelos, educadora de surdos da Universidade Gallaudet, chegou ao Brasil a filosofia da Comunicação Total, e na década seguinte, a partir das pesquisas da Professora Linguista Lucinda Ferreira Brito sobre a Língua Brasileira de Sinais e da Professora Eulalia Fernandes, sobre a educação dos surdos, o Bilinguísmo passou a ser difundido. Atualmente, estas três filosofias educacionais ainda persistem paralelamente no Brasil - Oralismo, Lingua de Sinais e o Bilinguísmo.


                                             Datilologia - LIBRAS

Todas essas filosofias serviram para conhecermos as possibilidades genéricas que uma pessoas com surdez podem apresentar.


Surdez ou Deficiência Auditiva?

A Surdez é o impedimento do funcionamento auditivo na vida comum; Já a Deficiência Auditiva é a diminuição da capacidade de perceber os sons; 

Eu, como Fonoaudióloga, ao receber uma criança com deficiência auditiva ou surdez, busco conhecer toda a sua história. Converso com os pais desde a gestação do filho, a percepção dos pais para essa "dificuldade" em ouvir, a realização do diagnóstico, tratamentos já realizados (se for o caso)... para que eu possa orientar sobre as melhores possibilidades para o desenvolvimento de cada um deles. Todos nós somos diferentes. As dificuldades auditivas também, afinal, todas as pessoas estão inseridas em um contexto de vida diferente e isso deve ser considerado.

Dia 27 estarei no Sindboa em Santa Maria da Boa Vista-PE, onde iremos passar informações sobre o "Universo da Audição" aos professores da rede regular de ensino.

Aqui no Blog, continuaremos conversando sobre o assunto.
Um abraço

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