domingo, 27 de março de 2011

2 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

WebConferência - Aleitamento Materno



Uma WebConferência será reaizada no dia 30.03 às 9h através do site: www.escolaparapais.com.br.

Com o tema: "Quem tem peito, dá leite. Quem não tem, dá força!", a palestra é gratuita e trará informações importantes nesse período divino do nascismento do bebê e da amamentação.

Descrição: A amamentação é uma questão de família. Os benefícios do leite materno e da amamentação para a mãe e para o bebê. A importância de se preparar para a fase de aleitamento materno. A participação do homem e dos novos avós. Depressão pós parto feminina e masculina. É possível voltar ao trabalho e manter a lactação - Salas de apoio nas empresas.

Palestrante: Marcus Renato de Carvalho

- Médico, Sanitarista, Docente de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ.
- Diretor do site www.aleitamento.com;
- Co-autor do livro "Da Gravidez à Amamentação" - Ed. Integrare, 2010;
- Coordenador da Campanha de Valorização do Cuidado Paterno;
- Pai da Clara e da Sophie.

Ainda há vagas. Participe fazendo um cadastro prévio no site! : http://www.escolavirtualparapais.com.br/index.php?option=com_seminar&task=3&cid=44

Apresentação - Contando Cantando Histórias

Mais uma apresentação do Contando Cantando Histórias... que acontecerá dia 03/04 às 9h30 no Instituto Padre Venâncio, asilo que abriga 60 idosos no bairro da Várzea -  Recife-PE.
Quem ainda não conhece, o Contando Cantando Histórias é um grupo de amigos com profissões distintas e um objetivo em comum — utilizar a arte para levar alegria a pessoas que precisam. Para realizar esse desejo, decidiram realizar um projeto social voluntário e escolheram trabalhar com idosos em casas geriátricas e crianças em abrigos, lares e orfanatos, devido a possibilidade de exclusão social que os mesmos são impostos quando são instalados em instituições. O Contando Cantando Histórias é um projeto voluntário sem fins lucrativos, não temos ligação com nenhuma religião, nem com organizações comerciais, governamentais ou políticas.
A contação de histórias cantadas e interpretações de compositores brasileiros são as principais atividades do grupo. Durante todo 1º semestre de 2011 estarão apresentando para idosos histórias e composições de Noel Rosa e para crianças a história cantada teatro de bonecos "O macaco e velha" (fase de ensaios). No 2º semestre outras histórias lindas serão interpretadas.
Ao final de cada apresentação as doações são entregues para as intituições, que na sua maioria sobrevivem da ajuda das pessoas. Para o dia 03/04, no Instituto Padre Venâncio estão recebendo doações de fraldas geriátricas, Hipoglós (ou similares), material de higiene pessoal. E alimentos precisa? Sim, a instituição também recebe, mas neste momento não é a principal necessidade.
Se você está interessado em conhecer o grupo e/ou realizar alguma doação entre em contato. Quem puder, pode deixar em nome de Karla Marques na portaria do prédio que fica localizado R. Abel de Sá B. Cavalcanti, 74, ap. 301, 3ª rua a direita após Hosp. Agamenon Magalhães, caso contrário entrem em contato com a equipe que eles vão buscar seus donativos, ou mesmo quem quiser ir assistir a apresentação está convidado a ouvir boa música e dar um pouco da sua atenção a quem precisa. [Para quem não sabe, apenas 1/3 dos idosos em abrigos recebem visitas...triste demais!]

Para saber mais acesse o www.contantocantandohistorias.blogspot.com ou enviem email para o contandocantandohistorias.blogspot.com

Agradece TODA a Equipe Contando Cantando Histórias
Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 9 de março de 2011

Multi-Trilhas

O Multi-Trilhas é um material educativo idealizado principalmente, mas não exclusivamente, para auxiliar crianças surdas no processo inicial de aquisição da segunda língua – Português escrito. Com ele, é possível trabalhar verbos, substantivos, adjetivos e pronomes em duas línguas: Língua Brasileira de Sinais - Libras e Português, apresentadas em contextos temáticos.


O material foi desenvolvido por um grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD, a partir de uma parceria entre o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

O Multi-Trilhas é oferecido em duas versões: um jogo Multimídia e uma versão concreta, para mesa ou piso. Ambas as versões do Multi-Trilhas apresentam três cenários da cidade do Rio de Janeiro - Jardim Zoológico, Pão de Açúcar e Quartel Central do Corpo de Bombeiros - e permitem que sejam trabalhados percursos, ações, repetições, deslocamentos, além de conceitos, raciocínio, interação e tomada de decisão, entre outros aspectos. Ele pode ser jogado em grupo ou individualmente. Contudo, devido às tarefas propostas pelo jogo, é imprescindível a presença de um(a) mediador(a) com fluência na Língua Brasileira de Sinais, seja na figura do(a) professor(a), do(a) fonoaudiólogo(a) ou de qualquer outra pessoa envolvida com o indivíduo surdo.

Mais informações acesse: http://www.multi-trilhas.com/

terça-feira, 1 de março de 2011

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIA

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIA
WORLD REPORT ON DISABILITY


No próximo dia 9 de junho de 2011, na sede da Organização Mundial da Saúde - OMS, em Genebra, Suíça, ocorrerá o lançamento internacional do WORLD REPORT ON DISABILITY, com a presença de autoridades internacionais e estatais, celebridades com deficiências e representantes de organizações científicas, organizações não-governamentais e organizações profissionais que lidam com pessoas com deficiências. O RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIA é um documento que resume as mais importantes evidências científicas sobre o tema, com recomendações para ações de apoio à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências (2006). Após o lançamento, haverá uma sessão técnica para explicar como podem ser implementadas as recomendações feitas.

A OMS informa que pessoas com deficiências são as que mais sofrem desvantagem social e econômica e têm seus diretos negados em muitos países. Cerca de 80% das pessoas com deficiências vivem em países de baixa renda. Apesar deste problema ser vultuoso, há pouca informação científica disponível. O RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE DEFICIÊNCIAS aborda a necessidade de se ter dados confiáveis e se desenvolver pesquisas de melhor qualidade. O documento é uma atualização sobre o que aconteceu nos últimos trinta anos e explora as evidências atuais incluindo as diferentes situações de discriminação e barreiras, oferecendo uma análise de diversas experiências que contribuíram para melhorar a vida de pessoas com incapacidades quanto à saúde, reabilitação, serviços de apoio, infra-estrutura, transporte, educação e emprego.

Quatro pequenos filmes sobre pessoas com deficiências vivendo na Tanzânia, Líbano, Reino Unido e Bolívia foram produzidos para sensibilizar a população mundial sobre os desafios de ser deficiente. Os filmes estão disponíveis no portal da OMS, no canal WHO do YouTube e por meio de links no Facebook.

A Fonoaudiologia internacional estará oficialmente presente por meio da diretoria da International Association of Logopedics and Phoniatrics - IALP, que contribuirá na disseminação dessas informações. Solicitamos aos fonoaudiólogos que repassem essa mensagem às suas listas e ajudem a mobilizar o interesse internacional para remover as barreiras de participação das pessoas com deficiência na sociedade.

Esperamos que as deficiências na comunicação sejam dignamente reconhecidas como possíveis impedimentos à sociabilização e ao pleno desenvolvimento humano e que o referido documento nos ajude na luta pelo acesso da população aos serviços fonoaudiológicos. Alinhada com as tendências internacionais, a SBFa, no presente ano, propôs como lema do 19o Congresso Nacional e 8o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, "Comunicação como um direito de todos". Organize sua agenda para estar presente nesse marco histórico.

Maiores informações sobre o documento da OMS em:

http://www.who.int/disabilities/world_report/en/index.html e http://www.youtube.com/who.

You Tube: http://www.youtube.com/user/who#grid/user/50649F9C524CBAC4
Facebook: http://www.facebook.com/WorldHealthOrganization?v=wall

Mara Behlau
Presidente da SBFa

Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia