quarta-feira, 9 de março de 2011

Multi-Trilhas

O Multi-Trilhas é um material educativo idealizado principalmente, mas não exclusivamente, para auxiliar crianças surdas no processo inicial de aquisição da segunda língua – Português escrito. Com ele, é possível trabalhar verbos, substantivos, adjetivos e pronomes em duas línguas: Língua Brasileira de Sinais - Libras e Português, apresentadas em contextos temáticos.


O material foi desenvolvido por um grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD, a partir de uma parceria entre o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

O Multi-Trilhas é oferecido em duas versões: um jogo Multimídia e uma versão concreta, para mesa ou piso. Ambas as versões do Multi-Trilhas apresentam três cenários da cidade do Rio de Janeiro - Jardim Zoológico, Pão de Açúcar e Quartel Central do Corpo de Bombeiros - e permitem que sejam trabalhados percursos, ações, repetições, deslocamentos, além de conceitos, raciocínio, interação e tomada de decisão, entre outros aspectos. Ele pode ser jogado em grupo ou individualmente. Contudo, devido às tarefas propostas pelo jogo, é imprescindível a presença de um(a) mediador(a) com fluência na Língua Brasileira de Sinais, seja na figura do(a) professor(a), do(a) fonoaudiólogo(a) ou de qualquer outra pessoa envolvida com o indivíduo surdo.

Mais informações acesse: http://www.multi-trilhas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário