quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia da Conscientização sobre o Ruído

Minuto de silêncio pelo Dia da Conscientização sobre o Ruído

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído está sendo lembrado esta tarde com um minuto de silêncio, das 14h25 às 14h26. O objetivo é a importância do silêncio nos diversos ambientes do nosso dia-a-dia: em casa, no trabalho, no trânsito, na escola e nos momentos de lazer e conscientizar sobre esse problema que atinge toda a população e ainda sobre a importância dos cuidados com a audição.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam o ruído como a terceira maior causa de poluição no mundo, perdendo apenas para o ar e a água. Segundo especialistas, ruídos acima de 85 decibéis já podem prejudicar a audição de uma pessoa. E para piorar a situação, esse mesmo estudo revelou que pelo menos 76% da população residente na área urbana sofrem com impactos acústicos maiores que esse valor.
 
Atualmente, 560 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos no mundo. Uma previsão do British MRC Institute of Hearing Research, do Reino Unido, mostrou que esse número aumentará com o passar dos anos. A estimativa é de que em 2015 o número salte para 700 milhões  e, em 2025, para 900 milhões. 
 
Data - o Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído épromovido mundialmente pelo Center for the Hard of Hearing, com sede nos Estados Unidos. No Brasil, conta com o apoio da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).
 
Confira alguns cuidados para evitar problemas com a audição:

·Evite locais muito ruidosos que exijam elevação do seu volume de voz;
·Evite ouvir música em volume muito alto;
·Use protetores auditivos sempre que frequentar ambientes com barulhos extremos (shows, festas, casas noturnas, estádios etc.);
·Mantenha os aparelhos domésticos desligados para ter uma conversa mais tranquila;
·Não durma com a TV ou rádio ligados;
·Buzine somente quando necessário;
·Sempre que possível, descanse sua audição por 10 minutos num localmais silencioso;
·Faça um teste audiológico pelo menos a cada 5 anos. Idosos e crianças com menos de 3 anos devem fazer um teste auditivo todos os anos;
·Preste atenção aos ruídos que você faz e respeite o direito desilêncio do seu vizinho;
·Caso perceba diminuição da audição ou zumbido, procure um médico ou um fonoaudiólogo.

Fonte: www.pernambuco.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário