sexta-feira, 16 de julho de 2010

Deficiência Visual


Olá pessoal, semanas atrás assisti aulas na Pós-Graduação com o Professor Carlos Mosquera
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. Entre as diversas questões abordadas pude vivenciar a iniciação da aprendizagem do Método BRAILLE - método que os cegos utilizam para ler e escrever.
Estou amando conhecer mais sobre os recursos utilizados na educação de pessoas com cegueira e baixa visão. Estou aprendendo entre tantas coisas interessantes, o BRAILLE! e gostaria de compartilhar com vocês alguns sites com informações importantes nessa área.

A quem interessar, aí segue:

1- Placas de ISHIHARA http://www.isoolhos.com.br/upload/ishihara.pps  - Aqui você encontrará as placas de Ishihara que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula (sugestão) para testar a visão de cores com seus alunos. O teste possui 38 placas e consiste na apresentação de números coloridos, acompanhados de outras cores ao fundo. Além de investigar se o aluno apresenta uma visão compatível com as cores apresentadas, avalia a percepção correta dos números diferentes apresentados, o que pode configurar-se deficiência para alguma cor. * Lembrando que é apenas um teste onde em caso de dificuldades apresentadas por aluno(s), o professor deve ter a iniciativa de por meio da escola encaminhá-lo(s), orientando a família para uma consulta com o Médico Oftalmologista. Apenas o médico dará o diagnóstico.

2- MÉTODO BRAILLE http://www.braillevirtual.fe.usp.br/ - Uma maneira de praticar sozinho o Braille. É um site prático, bem organizado e rico em informações sobre o Método.

3- MÉTODO SOROBAN * http://www.sorobanbrasil.com.br/produtos/livros.html - Neste site encontra-se de maneira bem explicada a história do SOROBAN- recurso utilizado principalmente por pessoas cegas para realizarem cálculos matemáticos. Há também formas de confeccionar um SOROBAN com materiais bem simples. Estou providenciando o meu.
*http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/pre_soroban.pdf  - Um site do Governo Federal que aborda também o SOROBAN com profundidade. Vale a pena conhecer e aprender!! Divulguem!

4- LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - http://www.laramara.org.br/ -  Localizado em São Paulo, o espaço LARAMARA é uma Organização da sociedade civil que apoia a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual. Um espaço especialmente preparado para essas pessoas desenvolverem sua autonomia. Há também uma loja virtual bem legal com livros diversos e em Braille, instrumentos e equipamentos para pessoas com deficiência visual, especialmente crianças. Tenho o Livro: Brincar para Todos da LARAMARA com várias ideias de atividades, brincadeiras e materiais para serem confeccionados com o objetivo de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de diversas crianças. Muito bom.



Dadas as dicas, lançado o desafio:




Encontre maneiras, ideias práticas de produzir o SOROBAN, atividades em BRAILLE e compartilhe aqui. Participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário