domingo, 18 de abril de 2010

18 de Abril - Dia Nacional do Livro


As histórias infantis como forma de consciência de mundo É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação da cultura, mas também de ideologias. A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo, em sua ambiguidade e pluralidade. Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era considerada como um gênero secundário, e vista pelo adulto como algo inútil ou apenas como forma de entretenimento. A valorização da Literatura Infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades, é bem recente.
Para investir na relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que abordam questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano.
Fonte: www.graudez.com.br/litinf/livros.htm - Cristiane Madanëlo de Oliveira. "Livros e Infância" 


No dia 02 de Abril foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. Esse era o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu: O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou já ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.
Em 18 de Abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, também como uma homenagem a um grande escritor de livros para crianças, só que brasileiro: Monteiro Lobato. Depois das histórias de Monteiro Lobato, os livros infantis nunca mais foram os mesmos, e a criançada ficou mais alegre e criativa. Ele foi o criador da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e um escritor que se preocupou de verdade com as histórias infantis, sendo o primeiro a perceber que as crianças são muito espertas e gostam de histórias divertidas e inteligentes.
Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada de dentro de si. Alguns livros quase não tem texto, mas muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia - tudo isso pra você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta  é quem conhece. Antes dos livros, existiam as fábulas, as lendas, cantigas, etc, que os próprios pais contavam aos filhos. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem as crianças quererem ler sempre mais e mais.

"É importante lembrar que estimular o exercício da leitura é uma tarefa tanto dos pais quanto dos educadores, e este deve acontecer desde muito cedo. Nesses variados contextos, é imprescindível a adequação do conteúdo em relação a idade e fase do desenvolvimento da criança, permitindo sua real participação nesse processo de construção da leitura, tornando-o ao seu tempo um cidadão consciente e atuante no mundo que lhe espera."  Flávia Tamarindo /Fonoaudióloga

-------- Momentos de leitura  --------


De 1 a 2 anos

Textos: As histórias devem ser curtas e rápidas;

Ilustrações: uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente;

Materiais: livros de pano, madeira e plástico. É recomendado o uso de fantoches;

De 2 a 3 anos

Textos: As histórias devem ser rápidas, com pouco texto, de enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se ao máximo das vivências da criança;

Ilustrações: Gravuras grandes e com poucos detalhes;

Materiais: Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. Música também exerce um grande fascínio sobre a criança;

De 3 a 6 anos

Textos: os livros adequados a essa fase devem propor vivências voltadas para o cotidiano familiar da criança;

Ilustrações: Predomínio absoluto de imagens detalhadas, sem texto escrito ou com breves textos;

Materiais: Livros com dobraduras simples. O interessante nessa faixa etária é a transformação do contador de histórias, o uso de roupas e máscaras que o caracterizem. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem que se propõe.

De 6 a 7 anos - fase de alfabetização

Textos: Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frasais mais simples sem longas construções. Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola;

Ilustrações: Devem estar integradas ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com dimensões diferentes, explorando assim a pintura;

Materiais: Excelente momento para inserir poesia, para brincar com as palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera devem ser utilizados para ilustrar textos;


Ficam as minhas sugestões. Invente e compartilhe as suas. Coloque no dia a dia de pais e filhos / alunos e professores / neto  e avô-avó / sobrinho e tio... Esses momentos de leitura.

Já ia esquecendo, vamos descontrair um pouquinho?

Uma tirinha do Ziraldo


Uma piada do Ziraldo

Ponto de Vista
O pai do Bocão chamou o filho para uma conversa:
- Bocão, a diretora da escola me disse que, dos trinta alunos da sua classe, você é o último colocado.
- Podia ser pior, pai.
- Pior como?
- A classe podia ter sessenta alunos....


Beijo
Aproveite o dia!


4 comentários:

  1. legal....olha esse assunto de leitura, livros crianças é muito importante e agora você dando a dica pra cada idade melhor eu tratar de aprender, pois tenho uma filha de 3 aninhos e um filhão de 7...cada um no seu quadrado e com seu livro adequado ririri

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  2. Pronto...estou por aqui .

    Beijos e parabéns pelo blog.

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  3. Que bom que gostou Patrícia!!! Quando estava escrevendo lembrei mesmo de Alice, ela é esperta, divertida, expressiva. Aproveite a boa disposição dela para inserir o prazer pela leitura desde cedo! André, nem se fala...Já sabe até ler, aproveite bem as sugestões.
    Visite o blog sempre!
    Beijo

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  4. Oi Maricota, que bom!!
    Visite sempre.
    Beijo

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